Qualidade, Rigor e Competência

Acolhimento

O Acolhimento da AEDS, entendido aqui como limitado ao Lar de Apoio e Lar Residencial, tem como objectivo proporcionar aos utentes acolhimento residencial confortável e seguro sempre que se verifique qualquer das seguintes condições:

- Ambiente familiar disfuncional, reconhecidamente prejudicial ao bem estar da criança/jovem
- Ausência de família por falecimento ou abandono
- Domicílio familiar distante dos serviços educativos ou de apoio de que a criança/jovem carece
- Situação pontual de instabilidade familiar que justifique o acolhimento como viagens, doença, mudança, falecimento, exames escolares
- Ocorrência de momentos recreativos como recepção de grupos de crianças/jovens em intercâmbio ou apenas acolhimento para crianças cujas famílias acedem a que passem uma noite com os amigos

Nestas condições a AEDS dispõe de duas soluções que, após avaliação, pode oferecer aos utentes e que são:
Lar de Apoio
Funciona ininterruptamente.
Dispõe de 14 lugares reservados a crianças ou jovens.

Lar Residencial
Funciona ininterruptamente.
Dispõe de 10 lugares.

---

Os Serviços de Acolhimento partilham os princípios gerais da AEDS Associação de Educação e Desenvolvimento Social entre os quais destacamos os seguintes:

1. Vocação especial, mas não exclusiva, para crianças surdas e multidificiência.
A AEDS tem na sua génese o apoio a crianças com deficiência auditiva. Isto não deve ser entendido como uma permissão para o subaproveitamento de recursos nem para a criação de um gueto de surdos. Melhor servir os utentes surdos implica mobilizar mais recursos e colocar esses recursos ao serviço da comunidade.

2. Política de excelência, que exclui o facilitismo.
Quantas vezes ouvimos as frases «- Não vale a pena!» ou «- Eles não dão valor a nada!»? Na AEDS não há lugar para menos do que o melhor. A justificação são as crianças que nos são entregues, elas são a razão do nosso trabalho.

3. Rigor de procedimentos.
As auxiliares de serviço na AEDS sabem que trabalhar com crianças é uma actividade de risco, sujeita a percalços imprevisíveis. A única forma de prevenir estes percalços e deles nos protegermos é a execução rigorosa das instruções recebidas e, muitas das quais, compiladas neste texto. Estas instruções não são arbitrárias, correspondem a anos de experiência e de observação, à reflexão cuidada sobre os procedimentos mais adequados e, ainda, ao respeito escrupuloso pelo que a lei determina.